O universo da nanotecnologia na suplementação clínica!

 

A nutrição avança cada vez mais em suas segmentações de áreas, atendendo nichos mais amplos de pacientes na prática clínica. Com essa evolução, o mercado também encontra novas oportunidades para se expandir e inovar, atrelado às mudanças do comportamento das pessoas nas escolhas diárias de suplementação. 

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para fins Especiais e Congêneres (ABIAD) em 2020 mostrou que o consumo de suplementos alimentares no Brasil aumentou 10% em 5 anos, sendo que 85% utilizam esses recursos buscando benefícios à saúde.

Pensando na importância de trazer as melhores apresentações do mercado, a Yosen inova ao utilizar os conceitos da nanotecnologia para o desenvolvimento de suplementos alimentares baseados nos mais modernos sistemas de liberação de ativos farmacêuticos.

O que é nanotecnologia?

De forma técnica, podemos definir a nanotecnologia como estudo do desenvolvimento e entendimento de materiais e componentes em escala atômica e molecular para diversas áreas de pesquisa, como medicina, engenharia, entre outras. Na elaboração de suplementos, por exemplo, a nanotecnologia é aplicada por meio de processos e sistemas que permitem uma melhor absorção dos nutrientes e, consequentemente, eficácia aumentada. Isso acontece devido ao encapsulamento dos ativos em vesículas, elevando a sua biocompatibilidade, biodisponibilidade e estabilidade dos nutrientes.

Quando se fala em suplementação, um ponto que merece atenção é a biodisponibilidade: muitos nutrientes e ativos são pouco absorvidos e por isso não atingem seus tecidos-alvo. Isso pode ocorrer devido as características das moléculas mas também da forma de apresentação dos suplementos, que são influenciados por outros fatores como a instabilidade térmica,  condições de metabolismo e degradação gastrointestinal. O uso da nanotecnologia através do desenvolvimento de sistemas inteligentes de entrega, como nanoemulsões e lipossomas, simulam o processo biológico de absorção dos nutrientes e permitem, portanto, uma maior solubilidade, tanto em água como em lipídeos, para potencializar o processo de absorção, proporcionando o aproveitamento integral desses componentes no corpo.

A individualização e personalização das doses

A tecnologia empregada em nanopartículas permite uma amplitude de formas de apresentação do suplemento. Uma delas é a solubilização em água, o que abre margem para inovar na elaboração de produtos líquidos. Assim, é possível personalizar as dosagens diárias de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa, que mudam de acordo com a idade, a genética e o estilo de vida.

Suplementação baseada em evidência

A Yosen é pioneira em nanotecnologia no Brasil e utiliza os ingredientes mais puros, naturais e seguros, proporcionando mais eficiência e eficácia, por meio da adoção de processos sustentáveis. Todas as composições nutricionais são baseadas na vasta literatura científica com altos níveis de evidência clínica.

Sua tecnologia é aplicada até mesmo em vacinas, como a feita atualmente para uso emergencial no combate à pandemia do coronavírus.

Conheça os dois suplementos inovadores lançados no mercado pela Yosen: Coenzima Q10 Ydrosolv e DHAOX®.

Coenzima Q10 Ydrosolv associa a matéria-prima mais pura do mundo, a coenzima Q10 da Kaneka®, com a tecnologia inovadora Ydrosolv, proporcionando, máxima absorção e biodisponibilidade, permitindo a personalização das dosagens com a entrega de com 10mg de coenzima Q10 por gota. Já o DHAOX® é feito com óleo de peixe sustentável em cápsulas pequenas, rico em triglicerídeos DHA de alta concentração e enriquecido com vitaminas e minerais. É o único do mercado com encapsulamento por nanotecnologia, que significa a garantia da máxima absorção e dos resultados potencializados para a saúde integrada.

REFERÊNCIAS

ABIAD. Pesquisa de Mercado ABIAD: Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares. Disponível em:< https://abiad.org.br/pb/pesquisa-de-mercado-suplementos-alimentares/>. Acesso em 06 ago. 2021.

ARMANFAR, M. et al. Effect of coenzyme Q10 supplementation on exercise-induced response of inflammatory indicators and blood lactate in male runners. Med J Islam Repub Iran, v. 29, n.202, 2015.

ÁVILA-GANDÍA, V. et al. “Re-esterified DHA improves ventilatory threshold 2 in competitive amateur cyclists.” Journal of the International Society of Sports Nutrition vol. 17,1 51. 21 Oct. 2020.

BOGDANOV P, et al; Docosahexaenoic acid improves endogen antioxidant defence in ARPE-19 cells; ARVO Congress, May 01, 2008.

GUZMÁN JF et al DHA- Rich Fish Oil Improves Complex Reaction Time in Female Elite Soccer Players. J Sports Sci Med. 2011;10(2):301-305. Published 2011 Jun 1.

HERNÁNDEZ-CAMACHO, Juan D et al. Coenzyme Q10 Supplementation in Aging and Disease. Frontiers in physiology, v. 9, n. 44, feb. 2018.

KEN D. Stark et al; Global survey of the omega-3 fatty acids, docosahexaenoic acid and eicosapentaenoic acid in the blood stream of healthy adults; Progress in Lipid Research 63 (2016) 132–152.

PERE DOMINGO, et al; Effects of docosahexanoic acid on metabolic and fat parameters in HIV-infected patients on cART: A randomized, double blind, placebo-controlled study; Clinical Nutrition 2017; Jun 8. pii: S0261-5614(17) 30214-5. 

TERAO, K. Et al. Enhancement of oral bioavailability of coenzyme Q10 b. Nutrition Research, v. 26, p. 503-508, 2006.

 

A carga de doenças cardiovasculares e metabólicas aumentam a cada ano, o que mostra a importância e necessidade de novos métodos de profilaxia e tratamentos mais efetivos. Pensando em cuidados preventivos, as mudanças no estilo de vida, englobando desde a alimentação integrada com a suplementação, até exercícios físicos e manejo do estresse, tornam-se o foco das estratégias clínicas.

No Brasil, as doenças cardiovasculares representam as principais causas de mortes, sendo que, o último levantamento do Ministério da Saúde mostrou que 300 mil indivíduos por ano sofrem agravos cardíacos como infarto agudo do miocárdio e arritmias. Diante disso, estima-se um aumento de 250% desses eventos no país até 2040.

O estilo de vida com foco na saúde do coração

Em torno de 80% das doenças cardiovasculares (DCV) podem ser evitadas com mudanças de comportamento no dia a dia. O aconselhamento nutricional é um aspecto essencial dessa mudança com objetivo de auxiliar na prevenção primária e secundária de hiperlipidemias, hipertensão, diabetes mellitus tipo 2 e DCV. Intervenções de dieta saudável são centrais para promover, ainda, a perda de peso e prevenir a síndrome metabólica, sobretudo em pessoas com risco genético elevado de obesidade que compromete também a função cardiovascular. 

Além disso, é preciso ressaltar a adequação da atividade física nessa rotina de cuidados com o coração. A American Heart Association indica que a atividade aeróbica moderada, o fortalecimento muscular por meio do treinamento resistido, o aumento do movimento diário e a diminuição do comportamento sedentário estão entre as recomendações para melhorar a aptidão cardiorrespiratória em adultos.

Um olhar para a suplementação nutricional

Como parte do reequilíbrio no estilo de vida, um olhar para a suplementação de nutrientes-chaves que ajudam na modulação cardiovascular faz-se necessário, tendo em vista que o ritmo atual da rotina da população pode gerar possíveis carências e depleção nutricional. Além disso, tal fator se intensifica quando citamos o processo natural do envelhecimento, que também é responsável pela queda na síntese de nutrientes específicos. Esse é o caso da coenzima Q10!

A coenzima Q10 é uma substância naturalmente produzida no organismo, considerada essencial para a produção de energia, por atuar nas mitocôndrias. Dentre suas ações benéficas gerais, destacam-se a atuação no metabolismo energético principalmente nas células cardíacas, o potente efeito antioxidante e anti-inflamatório, além de atuar nas vias de redução de dores crônicas em quadros de fibromialgia e enxaquecas. Mesmo sendo produzida pelo corpo, as modificações fisiológicas do envelhecimento induzem a uma queda na sua síntese, tornando a reposição exógena uma importante recomendação.

Por que suplementar coenzima Q10?

Uma vasta literatura científica, incluindo metanálises e revisões sistemáticas, ressalta o papel da suplementação de coenzima Q10 com benefícios cardiovasculares. Um estudo multicêntrico randomizado Q-SYMBIO controlado por placebo avaliou o impacto da coenzima Q10 suplementar em desfechos na insuficiência cardíaca, com 420 pacientes que receberam 100 mg três vezes ao dia ou placebo de coenzima Q10. O acompanhamento foi de 2 anos. Os resultados mostraram redução significativa do desfecho primário em longo prazo em 15% dos participantes tratados com a coenzima Q10, além de reduzir tempo de internação (Mortensen et al., 2014).

Por outro lado, um ensaio randomizado e controlado por placebo (Zhang et al., 2018) com 101 indivíduos dislipidêmicos que receberam 120 mg de Coq10 por 24 semanas, mostrou uma diminuição da pressão sistólica e diastólica e aumento da capacidade antioxidante total sérica na 12ª semana de tratamento e, na 24ª, uma redução dos níveis de triglicerídeos, colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL), junto a regulação da glicemia e de biomarcadores de inflamação.

Como escolher um suplemento de qualidade de coenzima Q10?

Para escolher um suplemento de coenzima Q10, é fundamental avaliar todos os diferenciais que envolvem a biodisponibilidade e absorção desse nutriente. A Yosen, pensando nesse aspecto, traz ao Brasil o pioneirismo da nanotecnologia utilizando os ingredientes mais puros, naturais e seguros.

A Coenzima Q10 Ydrosolv® é um suplemento inteligente em gotas que leva a matéria-prima mais pura do mundo, a coenzima Q10 da Kaneka®. Ela apresenta composição líquida oferecendo 10mg deste componente por gota, com máxima absorção e biodisponibilidade proporcionada pela inovadora tecnologia Ydrosolv®.

A escolha de uma coenzima Q10 em gotas proporciona a vantagem de personalização das dosagens, ou seja, o consumo de acordo com as reais necessidades de cada pessoa de forma individualizada.

Foi conduzido um estudo com 23 voluntários selecionados que receberam concentrações iguais de Coenzima Q10, tanto em sua forma líquida encapsulada em sistema lipídico (Coenzima Q10 da linha Ydrosolv®), quanto em cápsulas (forma pura, não solubilizada), na mesma dosagem de 100mg. O resultado trouxe uma absorção total da coenzima Q10 em 14h 5 vezes maior e com aumento de 4 vezes na concentração máxima atingida.

       *Gráfico com os resultados do estudo, demonstrando as concentrações máximas de cada um dos suplementos.

REFERÊNCIAS

DI LORENZO A. et al. Clinical Evidence for Q10 Coenzyme Supplementation in Heart Failure: From Energetics to Functional Improvement. J Clin Med., v. 9, n. 5, apr. 2020.

GUTIERREZ-MARISCAL, F. et al. Coenzyme Q10 Supplementation for the Reduction of Oxidative Stress: Clinical Implications in the Treatment of Chronic Diseases. Int. J. Mol. Sci., v. 21, n. 7870. p. 1-19, 2020.

MARTELLI, A. Et al. Coenzyme Q10: Clinical Applications in Cardiovascular Diseases. Antioxidants, v. 9, n. 341, p. 1-26, 2020.

MORTENSEN, AS. et al. The effect of coenzyme Q10 on morbidity and mortality in chronic heart failure: results from Q-SYMBIO: a randomized double-blind trial.. JACC Heart Fail, v. 2, p. 641-9, 2014.

Organização Mundial de Saúde – OMS. Disponível em: < https://www.paho.org/pt/topicos/doencas-cardiovasculares> Acesso em 03 set. 2021.

The Institute Functional Medicine. Exercise Types and Heart Health. Disponível em: <https://www.ifm.org/news-insights/exercise-types-and-heart-health/> Acesso em 03 set. 2021.

ZHANG, P. et al. Treatment of Coenzyme Q10 for 24 Weeks Improves Lipid and Glycemic Profile in Dyslipidemic Individuals. J Clin Lipidol, v.12, n.2, p.417-427, 2017.

Como conquistar uma saúde plena, ótima qualidade de vida e até mesmo prevenir o envelhecimento?

Tudo isso está diretamente relacionado com uma boa alimentação, associada a uma suplementação alimentar com nutrientes que oferecem os benefícios necessários ao nosso corpo!

E assim, foi natural que houvesse um aumento na demanda por suplementos para fins específicos. Médicos, nutricionistas e usuários buscam essa solução para aumentar a imunidade, reduzir o colesterol e até mesmo para envelhecer de uma forma mais saudável.

Porém, essa demanda encontra uma limitação importante nos atuais produtos comercializados: a baixa absorção dos nutrientes.

Grande parte dos nutrientes como óleos (ômega-3), extratos vegetais e derivados (por exemplo, Cúrcuma, luteína), proteínas e aminoácidos (como o Colágeno) possuem características tais como:

  • baixa solubilidade em água e alta solubilidade em óleos;
  • degradação pelo Trato gastrointestinal (Ex. enzimas digestivas);
  • instabilidade térmica e química (Ex. pH):
  • rápido metabolismo (Ex. Vitamina C e complexo B).

Estas características influenciam significativamente na absorção e eficácia dos nutrientes, o que resulta na necessidade de se utilizar várias doses e uma grande quantidade de nutrientes por dia.

E isso pode gerar vários problemas para o estabelecimento de um regime terapêutico, inviabilizando o uso de vários nutrientes importantes que poderiam proporcionar um grande benefício para a saúde das pessoas.

Além disso, acabamos “desperdiçando” os nutrientes, já que mais de 80% do que ingerimos não é absorvido.

Mas a Yosen resolveu esse desafio! Utilizando os conceitos de nanotecnologia, ela desenvolveu suplementos alimentares baseados nos mais modernos sistemas de liberação de ativos farmacêuticos.

Com isso, foi possível obter produtos que com uma série de vantagens que melhoram a absorção dos nutrientes e melhoram a adesão dos pacientes. Dentre estas vantagens podemos citar:

  • produto líquido e alta solubilidade em água (hidrossolúvel);
  • alta biodisponibilidade e estabilidade dos nutrientes;
  • fácil incorporação em alimentos aquosos (sucos, leite, sopa e iogurte);
  • fácil individualização da dose para todos os tipos de consumidores, por exemplo, crianças, idosos, pacientes com doenças cardiovasculares e mentais;
  • fácil associação com outros nutrientes;
  • produzido com ingredientes naturais e sustentáveis e livre de preservantes e tensoativos sintéticos;
  • biocompatível e biodegradável.

É importante destacar que, uma das principais características dos sistemas desenvolvidos pela Yosen, é a formação de vesículas que encapsulam os ativos de uma maneira altamente biocompatível, proporcionando as vantagens acima citadas. Uma representação esquemática do sistema de liberação está representada na figura abaixo.

Essa tecnologia foi utilizada em nossa Coenzima Q10 Ydrosolv, e como reconhecimento da sua eficiência, recebeu a premiação de “Melhor Ingrediente Inovador 2018” pela FISA (Food Ingredients South America).

Os produtos desenvolvidos pela Yosen oferecem muito mais do que o melhor princípio ativo! Conosco, você usufrui de tudo o que a tecnologia pode ofertar para um melhor aproveitamento destes ativos, através da maior absorção e maior biodisponibilidade!

Tem alguma dúvida a respeito deste tema? Converse com a gente aqui nos comentários!

Conheça o sistema de liberação de nutrientes para suplementação alimentar.

Nos últimos anos, muito tem se discutido sobre a capacidade da Coenzima Q10 em proporcionar energia. Mas os estudos mais recentes têm demonstrado que os benefícios da Q10 vão muito além!

A seguir apesentamos evidências da correlação entre o déficit da Q10 e diversas patologias. Continue a leitura para entender melhor.

Mais do que energia: saúde!

Com sua atuação nas organelas celulares, mais precisamente nas mitocôndrias, a Coenzima Q10 destaca-se pela sua função de doadora de elétrons na síntese de ADP/ATP, ou seja, atua diretamente na produção de energia para as células e órgãos vitais.

Mas a Coenzima Q10 faz muito mais! Ela atua também como um importante antioxidante, preservando a integridade das membranas celulares e auxiliando na prevenção de aterosclerose4 e outras doenças cardiovasculares5,6 através da redução da peroxidação das lipoproteínas.

O déficit da CoEQ10 está relacionado a diversas patologias7,8, e os benefícios da suplementação foi amplamente estudado, não se limitando a:

• Pacientes com dislipidemias e doenças metabólicas associadas9

• Mal de Parkinson10,11,12

• Diabetes Mellitus 25,29

• Hipertensão Arterial 13,14,15,16,17,18

• Obesidade e Regulação do perfil lipídico19,20, 21

Nosso corpo possui a capacidade de produzir a Coenzima Q10, porém, em quantidade insuficiente para obtenção de seus máximos benefícios. Além disso, a partir dos 30 anos essa produção começa a diminuir de forma contínua ao longo da vida.

O que Coenzima Q10 e faz pela saúde do Coração

Uma Metanálise publicada em 2017, constatou que a suplementação com a CoEQ10 ajudou a reduzir a mortalidade de pacientes com doença cardiovascular.

Este estudo também apontou uma grande melhora na capacidade dos pacientes de realizar atividades físicas, fato atribuído à capacidade de gerar energia.1

Já um outro estudo, realizado com 101 pacientes cardiopatas, demonstrou que após 24 semanas de suplementação com 120 mg de CoEQ10, os pacientes apresentaram melhora no perfil lipídico e glicêmico, além de uma discreta redução na pressão arterial.2

A Coenzima Q10 também se mostrou eficaz na redução da severidade de cardiopatias. Neste estudo a Q10 contribuiu para a redução do stress oxidativo nas células do miocárdio, comprovando sua atuação na geração de energia das células cardíacas.

Além disso proporcionou a melhora da função cardíaca, da função endotelial, preveniu a oxidação das lipoproteínas e aumentou a força de contração do miocárdio.

Uma outra metanálise, totalizando mais de 1000 pacientes também demonstrou que a suplementação com a Q10 pode reduzir de forma significativa os níveis de triglicérides e melhorar o perfil lipídico de pacientes com distúrbios metabólicos.3

Entenda a biossíntese da Coenzima Q10 e os medicamentos para Colesterol (Estatinas).

A relação entre o colesterol ruim e as doenças arteriais coronarianas (DAC) já estão comprovadas por diversos estudos.

Desde a década de 80 os cientistas já vêm desenvolvendo medicamentos para reduzir os níveis de colesterol e a incidência de doenças cardiovasculares, assim como de mortalidade. Portanto, hoje existem robustas evidências de que as estatinas são eficazes no controle do colesterol e na redução da mortalidade.

Mas, conforme relatado em diversos estudos clínicos, alguns pacientes podem sofrer efeitos colaterais, dentre eles a dor muscular e miopatia.

Algo animador é o que mostra uma pesquisa recente, que associou o uso da coenzima Q10 à diminuição da miopatia em pacientes medicados com estatinas.

Este estudo procurou analisar os efeitos da CoQ10 na diminuição da dor, desgaste, câimbra e fraqueza musculares. O levantamento de metanálise revisitou 12 artigos e estudos lançados entre 2007 e 2017 sobre a coenzima Q10 e os resultados foram publicados no final de outubro no periódico Journal of the American Heart Association.

Foi demonstrado que a suplementação com a Coenzima Q10 amenizou em até 54% os efeitos colaterais das estatinas.

Uma provável explicação para essa relação é que a Q10 possui a mesma via de síntese que o colesterol, sendo assim, as estatinas que atuam diretamente no bloqueio da síntese do colesterol, também inibem a síntese da Coenzima Q10, conforme a ilustração a seguir5:

São resultados animadores e vantajosos para nossa saúde!

  1. Lei L, Liu Y. Efficacy of coenzyme Q10 in patients with cardiac failure: a meta-analysis of clinical trials. BMC Cardiovasc Disord. 2017 Jul 24;17(1):196. doi: 10.1186/s12872-017-0628-9. PMID: 28738783; PMCID: PMC5525208.
  2. Zhang P, Yang C, Guo H, Wang J, Lin S, Li H, Yang Y, Ling W. Treatment of coenzyme Q10 for 24 weeks improves lipid and glycemic profile in dyslipidemic individuals. J Clin Lipidol. 2018 Mar-Apr;12(2):417-427.e5. doi: 10.1016/j.jacl.2017.12.006. Epub 2017 Dec 21. PMID: 29454678.
  3. Sharifi N, Tabrizi R, Moosazadeh M, Mirhosseini N, Lankarani KB, Akbari M, Chamani M, Kolahdooz F, Asemi Z. The Effects of Coenzyme Q10 Supplementation on Lipid Profiles Among Patients with Metabolic Diseases: A Systematic Review and Meta-analysis of Randomized Controlled Trials. Curr Pharm Des. 2018;24(23):2729-2742. doi: 10.2174/1381612824666180406104516. PMID: 29623830.
  4. Journal of the American Heart Association. Effects of Coenzyme Q10 on Statin-Induced Myopathy: An Updated Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials J Am Heart Assoc 2018 Oct 02;7(19)e009835, H Qu, M Guo, H Chai, WT Wang, ZY Gao, DZ Shi
  5. Adaptado de Bentinger et al., 2010
Nos últimos anos, muito tem se discutido sobre a capacidade da Coenzima Q10 em proporcionar energia. Mas os estudos mais recentes têm demonstrado que os benefícios da Q10 vão muito além!
12
× Como posso te ajudar?