Blog

HomeSem categoriaSistema de liberação de nutrientes para suplementação alimentar

Sistema de liberação de nutrientes para suplementação alimentar

Como conquistar uma saúde plena, ótima qualidade de vida e até mesmo prevenir o envelhecimento?

Tudo isso está diretamente relacionado com uma boa alimentação, associada a uma suplementação alimentar com nutrientes que oferecem os benefícios necessários ao nosso corpo!

E assim, foi natural que houvesse um aumento na demanda por suplementos para fins específicos. Médicos, nutricionistas e usuários buscam essa solução para aumentar a imunidade, reduzir o colesterol e até mesmo para envelhecer de uma forma mais saudável.

Porém, essa demanda encontra uma limitação importante nos atuais produtos comercializados: a baixa absorção dos nutrientes.

Grande parte dos nutrientes como óleos (ômega-3), extratos vegetais e derivados (por exemplo, Cúrcuma, luteína), proteínas e aminoácidos (como o Colágeno) possuem características tais como:

  • baixa solubilidade em água e alta solubilidade em óleos;
  • degradação pelo Trato gastrointestinal (Ex. enzimas digestivas);
  • instabilidade térmica e química (Ex. pH):
  • rápido metabolismo (Ex. Vitamina C e complexo B).

Estas características influenciam significativamente na absorção e eficácia dos nutrientes, o que resulta na necessidade de se utilizar várias doses e uma grande quantidade de nutrientes por dia.

E isso pode gerar vários problemas para o estabelecimento de um regime terapêutico, inviabilizando o uso de vários nutrientes importantes que poderiam proporcionar um grande benefício para a saúde das pessoas.

Além disso, acabamos “desperdiçando” os nutrientes, já que mais de 80% do que ingerimos não é absorvido.

Mas a Yosen resolveu esse desafio! Utilizando os conceitos de nanotecnologia, ela desenvolveu suplementos alimentares baseados nos mais modernos sistemas de liberação de ativos farmacêuticos.

Com isso, foi possível obter produtos que com uma série de vantagens que melhoram a absorção dos nutrientes e melhoram a adesão dos pacientes. Dentre estas vantagens podemos citar:

  • produto líquido e alta solubilidade em água (hidrossolúvel);
  • alta biodisponibilidade e estabilidade dos nutrientes;
  • fácil incorporação em alimentos aquosos (sucos, leite, sopa e iogurte);
  • fácil individualização da dose para todos os tipos de consumidores, por exemplo, crianças, idosos, pacientes com doenças cardiovasculares e mentais;
  • fácil associação com outros nutrientes;
  • produzido com ingredientes naturais e sustentáveis e livre de preservantes e tensoativos sintéticos;
  • biocompatível e biodegradável.

É importante destacar que, uma das principais características dos sistemas desenvolvidos pela Yosen, é a formação de vesículas que encapsulam os ativos de uma maneira altamente biocompatível, proporcionando as vantagens acima citadas. Uma representação esquemática do sistema de liberação está representada na figura abaixo.

Essa tecnologia foi utilizada em nossa Coenzima Q10 Ydrosolv, e como reconhecimento da sua eficiência, recebeu a premiação de “Melhor Ingrediente Inovador 2018” pela FISA (Food Ingredients South America).

Os produtos desenvolvidos pela Yosen oferecem muito mais do que o melhor princípio ativo! Conosco, você usufrui de tudo o que a tecnologia pode ofertar para um melhor aproveitamento destes ativos, através da maior absorção e maior biodisponibilidade!

Tem alguma dúvida a respeito deste tema? Converse com a gente aqui nos comentários!

Post a Comment

A Yosen está presente na otimização da indústria farmacêutica! Utilizamos os sistemas de liberação lipídicos para o desenvolvimento de produtos inovadores voltados a elevar o nível e eficiência deste segmento.

Para a construção destes sistemas são utilizados fosfolipídios, que são componentes essenciais de qualquer membrana celular e desempenham um papel importante endógeno no transporte de lipídios. Eles são encontrados na bile, no trato gastrointestinal e são cruciais para a digestão e absorção de compostos lipofílicos.

Durante muitas décadas, os sistemas de liberação lipídicos têm sido utilizados para o desenvolvimento de medicamentos em diversas vias de administração, como medicamentos injetáveis, de uso oral, tópico, pulmonar, ocular, transdérmico, entre outros.

Isso porque são ingredientes biocompatíveis, biodegradáveis ​​e seguros após a administração.

Agora, através da tecnologia de sistemas de liberação lipídicos, a Yosen pode melhorar a solubilidade de ingredientes ativos, facilitar sua incorporação em formulações, melhorar a estabilidade e, também, a eficácia de diversos produtos.

O que os pesquisadores da indústria cosmética mais desejam?

melhor absorção e estabilidade do cosmético e a oferta de uma experiência sensorial profunda e mais benéfica.

Sabemos que o principal objetivo da pele, maior órgão do corpo humano, é formar uma barreira. A superfície da pele protege o corpo da desidratação e inibe a entrada de microrganismos no corpo.

Assim, um grande desafio é manter esta pele íntegra e saudável, com a administração de nutrientes que possam deixá-la jovem e hidratada.

Uma vez que a membrana celular das células que constroem a epiderme é rica em fosfolipídeos, os produtos desenvolvidos com sistemas lipídicos oferecem as soluções ideais para esses desafios porque:

• atuam como veículo de transporte (por exemplo, lipossomas, nanoemulsões, lipossomas elásticos) e, portanto, podem passar a barreira da pele;
• podem fluidizar a camada lipídica do estrato córneo, aumentando sua permeabilidade;
• melhoram a hidratação da pele, resultando em entumecimento do estrato córneo, que é acompanhado por um aumento da permeabilidade;
• aumentam a solubilidade dos nutrientes, a sua absorção e a eficácia;
• são responsáveis pela formação de efeito depósito dos nutrientes na pele, ocasionando uma liberação lenta e constante destas substâncias;
• protegem os nutrientes da degradação fotoinduzida e oxidativa.

E se, ao invés de cápsulas e comprimidos, pudéssemos consumir doses diárias de qualquer vitamina ou suplemento com apenas algumas gotas? Ou com a incorporação delas em quaisquer outros alimentos?

Isso é possível!

O trato gastrointestinal (GI) é uma barreira fisiológica e química e, portanto, apresenta demandas complexas à terapia oral. O fato de cerca de 50% dos nutrientes serem pouco solúveis ou completamente insolúveis em água, leva a desafios adicionais devido às suas baixas taxas de absorção e baixa biodisponibilidade. E é extremamente difícil desenvolver formulações eficazes com esses nutrientes.

Mas uma abordagem frequente é o uso de técnicas de solubilização e nanotecnologia para melhorar a eficácia da nutrição. O desenvolvimento de produtos utilizando sistemas de liberação lipídicos podem afetar positivamente a absorção dos nutrientes através dos seguintes mecanismos:

• estímulo do transporte linfático, contornando o metabolismo de primeira passagem no fígado;
• proteção dos nutrientes da degradação provocada por enzimas digestivas, pelo pH ácido do estômago e pelos sais biliares;
• devido ao tamanho de partículas nanométrico, atingem o intestino delgado intactos, elevando a absorção e biodisponibilidade;
• interação com os processos de transporte baseados em enterócitos, uma vez que existe uma camada intrínseca de fosfolipídeos no lúmen intestinal, responsável pela absorção dos nutrientes.

Todos queremos levar mais saúde e beleza aos nossos animais. Mas sabemos como, às vezes, a aplicação dos produtos pode ser um problema.

A solução são produtos inovadores, que facilitem esse processo e, ainda, tenham ação prolongada, eliminando de vez a dificuldade de se tomar várias vezes em intervalos pequenos de tempo.

Vários produtos na medicina veterinária tiram proveito dos produtos farmacêuticos e, por consequência, também utilizam com muito sucesso os sistemas de liberação lipídicos.

Os sistemas lipídicos são adequados para todas as vias de administração em produtos veterinários. Funcionam como solubilizante e carreador de medicamentos e nutrientes, atuando ainda como como promotor de permeação, potenciador da biodisponibilidade, hidratante e texturizador.

Interessante notar que, como os sistemas lipídicos são seguros por serem componentes fisiológicos, tornam-se irrelevantes para testes de resíduos em leite e carne.

Um grande diferencial, também, é o fato de os sistemas lipídicos serem inodoros ou com um odor característico ligeiramente semelhante ao de nozes, além de um sabor suave, enquanto os sistemas de liberação com produtos sintéticos têm principalmente um sabor amargo.

Os sistemas de liberação lipídicos são até mesmo capazes de suprimir o gosto amargo sem afetar outras qualidades de sabor e, portanto, é perfeitamente adequado para animais sensíveis ao sabor, como os gatos.

Quando administrados em injetáveis, os sistemas lipídicos são conhecidos por terem um excelente perfil de segurança, sem qualquer risco de induzir reações alérgicas ou choques anafiláticos, ao contrário de outros sistemas sintéticos potencialmente nocivos.

Além de eficiência, é mais segurança para os animais!