Blog

HomeSem categoriaO universo da nanotecnologia na suplementação clínica!

O universo da nanotecnologia na suplementação clínica!

 

A nutrição avança cada vez mais em suas segmentações de áreas, atendendo nichos mais amplos de pacientes na prática clínica. Com essa evolução, o mercado também encontra novas oportunidades para se expandir e inovar, atrelado às mudanças do comportamento das pessoas nas escolhas diárias de suplementação. 

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para fins Especiais e Congêneres (ABIAD) em 2020 mostrou que o consumo de suplementos alimentares no Brasil aumentou 10% em 5 anos, sendo que 85% utilizam esses recursos buscando benefícios à saúde.

Pensando na importância de trazer as melhores apresentações do mercado, a Yosen inova ao utilizar os conceitos da nanotecnologia para o desenvolvimento de suplementos alimentares baseados nos mais modernos sistemas de liberação de ativos farmacêuticos.

O que é nanotecnologia?

De forma técnica, podemos definir a nanotecnologia como estudo do desenvolvimento e entendimento de materiais e componentes em escala atômica e molecular para diversas áreas de pesquisa, como medicina, engenharia, entre outras. Na elaboração de suplementos, por exemplo, a nanotecnologia é aplicada por meio de processos e sistemas que permitem uma melhor absorção dos nutrientes e, consequentemente, eficácia aumentada. Isso acontece devido ao encapsulamento dos ativos em vesículas, elevando a sua biocompatibilidade, biodisponibilidade e estabilidade dos nutrientes.

Quando se fala em suplementação, um ponto que merece atenção é a biodisponibilidade: muitos nutrientes e ativos são pouco absorvidos e por isso não atingem seus tecidos-alvo. Isso pode ocorrer devido as características das moléculas mas também da forma de apresentação dos suplementos, que são influenciados por outros fatores como a instabilidade térmica,  condições de metabolismo e degradação gastrointestinal. O uso da nanotecnologia através do desenvolvimento de sistemas inteligentes de entrega, como nanoemulsões e lipossomas, simulam o processo biológico de absorção dos nutrientes e permitem, portanto, uma maior solubilidade, tanto em água como em lipídeos, para potencializar o processo de absorção, proporcionando o aproveitamento integral desses componentes no corpo.

A individualização e personalização das doses

A tecnologia empregada em nanopartículas permite uma amplitude de formas de apresentação do suplemento. Uma delas é a solubilização em água, o que abre margem para inovar na elaboração de produtos líquidos. Assim, é possível personalizar as dosagens diárias de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa, que mudam de acordo com a idade, a genética e o estilo de vida.

Suplementação baseada em evidência

A Yosen é pioneira em nanotecnologia no Brasil e utiliza os ingredientes mais puros, naturais e seguros, proporcionando mais eficiência e eficácia, por meio da adoção de processos sustentáveis. Todas as composições nutricionais são baseadas na vasta literatura científica com altos níveis de evidência clínica.

Sua tecnologia é aplicada até mesmo em vacinas, como a feita atualmente para uso emergencial no combate à pandemia do coronavírus.

Conheça os dois suplementos inovadores lançados no mercado pela Yosen: Coenzima Q10 Ydrosolv e DHAOX®.

Coenzima Q10 Ydrosolv associa a matéria-prima mais pura do mundo, a coenzima Q10 da Kaneka®, com a tecnologia inovadora Ydrosolv, proporcionando, máxima absorção e biodisponibilidade, permitindo a personalização das dosagens com a entrega de com 10mg de coenzima Q10 por gota. Já o DHAOX® é feito com óleo de peixe sustentável em cápsulas pequenas, rico em triglicerídeos DHA de alta concentração e enriquecido com vitaminas e minerais. É o único do mercado com encapsulamento por nanotecnologia, que significa a garantia da máxima absorção e dos resultados potencializados para a saúde integrada.

REFERÊNCIAS

ABIAD. Pesquisa de Mercado ABIAD: Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares. Disponível em:< https://abiad.org.br/pb/pesquisa-de-mercado-suplementos-alimentares/>. Acesso em 06 ago. 2021.

ARMANFAR, M. et al. Effect of coenzyme Q10 supplementation on exercise-induced response of inflammatory indicators and blood lactate in male runners. Med J Islam Repub Iran, v. 29, n.202, 2015.

ÁVILA-GANDÍA, V. et al. “Re-esterified DHA improves ventilatory threshold 2 in competitive amateur cyclists.” Journal of the International Society of Sports Nutrition vol. 17,1 51. 21 Oct. 2020.

BOGDANOV P, et al; Docosahexaenoic acid improves endogen antioxidant defence in ARPE-19 cells; ARVO Congress, May 01, 2008.

GUZMÁN JF et al DHA- Rich Fish Oil Improves Complex Reaction Time in Female Elite Soccer Players. J Sports Sci Med. 2011;10(2):301-305. Published 2011 Jun 1.

HERNÁNDEZ-CAMACHO, Juan D et al. Coenzyme Q10 Supplementation in Aging and Disease. Frontiers in physiology, v. 9, n. 44, feb. 2018.

KEN D. Stark et al; Global survey of the omega-3 fatty acids, docosahexaenoic acid and eicosapentaenoic acid in the blood stream of healthy adults; Progress in Lipid Research 63 (2016) 132–152.

PERE DOMINGO, et al; Effects of docosahexanoic acid on metabolic and fat parameters in HIV-infected patients on cART: A randomized, double blind, placebo-controlled study; Clinical Nutrition 2017; Jun 8. pii: S0261-5614(17) 30214-5. 

TERAO, K. Et al. Enhancement of oral bioavailability of coenzyme Q10 b. Nutrition Research, v. 26, p. 503-508, 2006.

Post a Comment